Sobre mim

Sou um cidadão sem fronteiras que luta por um mundo melhor, sem corrupção, em defesa da justiça social e do respeito pelos povos …

Nasci em Timor-Leste, na cidade de Díli, Suco de Lahane Oriental, Posto Administrativo de Nain Feto, no dia 1 de Maio, já lá vão mais de 50 anos. Reparti a minha vida pessoal, profissional e política por Timor-Leste, Angola e Portugal, considerando-me um militante de causas e um agente de mudança.

O meu percurso de vida teve e tem como principais fontes de inspiração o meu Avô Ayres de Menezes [médico e nacionalista africano], o meu Pai Manuel Pedro Azancot de Menezes [médico cirurgião e ginecologista] que trabalhou arduamente em Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, e muito particularmente, em Timor-Leste e em Angola, o meu Tio Hugo Azancot de Menezes [médico e um dos fundadores do MPLA] e o meu Tio Óscar Jacob Azancot de Menezes [Engenheiro Agrónomo e Investigador], todos eles grandes intelectuais e nacionalistas africanos, referências obrigatórias na nossa família, a quem presto a minha humilde homenagem.

Os meus agradecimentos pelo que sou, não posso deixar de o referenciar, devem-se também à minha querida mãe, ainda em vida, com 87 anos de idade [2015], e que foi uma das principais responsáveis pela minha excelente formação humana e ética.

ACTIVIDADE POLÍTICO-DIPLOMÁTICA RELACIONADA COM TIMOR-LESTE

Enquanto timorense na diáspora exerci actividade político-diplomática a favor da independência e da denúncia da violação dos Direitos Humanos em Timor-Leste, tendo apresentado petições no Conselho Económico das Nações Unidas em Nova Iorque a favor da independência de Timor-Leste em 1992, 1995 e 1996.

Na década de 90, enquanto Representante do Partido Socialista de Timor no Exterior, divulguei mensagens de vários líderes da Resistência Nacional, tais como Doutor Avelino Coelho, General Taur Matan Ruak e o Comandante das FALINTIL Kay Rala Xanana Gusmão (para o Presidente de Angola).

Tive reuniões com o Governo de Portugal e dos PALOP, com a CPLP, e com a Amnistia Internacional, fui candidato à Assembleia Constituinte de Timor-Leste em 2001, e em Dezembro de 2004, provisoriamente, foi Deputado do Parlamento Nacional de Timor-Leste.

Em 1991 fui um dos fundadores da Associação Socialista de Timor (AST), actualmente Partido Socialista de Timor (PST), do qual sou membro do Bureau Político e do Comité Central, e sou membro co-fundador da Brigada Negra (BN), um dos comandos operacionais afectos às FALINTIL (ex. Forças Armadas de Libertação Nacional de Timor-Leste).

Na qualidade de responsável pela Representação Diplomática do PST no Exterior (CPLP e ONU), durante a luta de libertação nacional de Timor-Leste, em Portugal, junto dos PALOP, e nas Nações Unidas, com o apoio da Rede Internacional liderada pelo grande revolucionário argentino Carlos Alga, infelizmente já falecido, coordenei uma dificílima campanha internacional com a recolha de mais de 5 mil assinaturas para libertar o líder do PST, Avelino Coelho da Silva [Shalar Kosi], então refugiado na Embaixada da Áustria em Jacarta desde 19 de Setembro de 1997 e durante mais de um ano, para impedir que fosse capturado e torturado com a sua família pela polícia secreta indonésia, no tempo da ditadura.

Como Delegado do Partido Socialista de Timor participei no Congresso Nacional do CNRT realizado em Díli (20 a 30 de Agosto de 2000), em 2001 fui candidato do Partido Socialista à Assembleia Constituinte de Timor Leste, e exerci temporariamente as funções de Deputado do Partido Socialista de Timor no Parlamento Nacional (Dezembro de 2004).

Presentemente (2018), sou Secretário-Geral do Partido Socialista de Timor (PST), eleito no IV Congresso Nacional do Partido realizado nos dias 12 e 13 de Setembro de 2015, em Díli, Timor-Leste.

Em Angola: Antes da proclamação unilateral da independência em 11 de Novembro de 1975, na qualidade de militar voluntário das FAPLA [ex-braço armado do MPLA/Movimento Popular de Libertação de Angola na luta anti-colonialista], na especialidade de artilharia “Morteiro 120 mm” integrei a equipa que com os cubanos combateram ao lado do MPLA, tendo estado no Centro de Instrução Revolucionária (CIR) Kimpuanza, em Luanda, com o então Comissário Político José Vieira Dias Van-Dúnem, actualmente membro do Comité Central do MPLA e ex-Ministro da Saúde da República de Angola (2015).

PERCURSO ACADÉMICO, PROFISSIONAL E DE CIDADANIA

M. Azancot de Menezes: PhD em Educação, com Especialização em Administração e Política Educacional, pela Universidade de Lisboa, Mestre em Educação, com Especialização em Supervisão e Orientação Pedagógica, pela Universidade de Lisboa, Pós-Graduado na Área de Organização e Desenvolvimento Curricular, Especialidade em Formação Pessoal e Social/Educação para a Cidadania, ministrado pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) de Lisboa, e Licenciado em Matemáticas Aplicadas, com Estágio Pedagógico realizado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Possui 30 anos de experiência como formador de professores, certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua da Universidade do Minho, professor profissionalizado do Ensino Secundário (Portugal), docente do Ensino Superior (Angola e Timor-Leste) e na coordenação de projectos de formação e estudos de investigação em educação.

Foi Assessor do Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Timor-Leste, Assessor Técnico (Nacional) no Departamento do Currículo do Ensino Superior da UCN do Ministério da Educação de Timor-Leste, Pró-Reitor da Universidade de Díli (UNDIL), Investigador e Professor Associado do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Luanda, onde leccionou várias unidades curriculares dos cursos de licenciatura e de mestrado em Ciências da Educação. Integrou painéis de Júri em dezenas de defesas de monografias dos cursos de licenciatura e dissertações de mestrado;

Desempenhou funções como presidente do Conselho Científico do Departamento de Prática Docente, membro do Conselho Científico do ISCED de Luanda e da Comissão Científica do Curso de Mestrado em Ciências da Educação, tendo sido, ainda, o Coordenador da Especialização em Administração Educacional; Consultor (convidado) do Governo de Angola (MIREX), membro convidado da Equipa Técnica que concebeu o Plano Nacional de Formação de Quadros (PNFQ) na área do Ensino Superior e da Formação de Professores e realizou um estudo pioneiro sobre a implementação da reforma educativa em Angola (2010).

Foi prelector em várias conferências, escreveu livros e capítulos de obras e mais de cem artigos sobre pedagogia e avaliação do ensino superior, políticas educativas, gestão escolar, currículo e formação de professores, em livros, revistas científicas, no Jornal de Angola e no Semanário A Capital.

É membro da Direcção do FORGES – Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (desde 2015).

ÁREAS DE INTERESSE

Formação de Professores; Gestão Escolar e Políticas Educativas; Desenvolvimento Curricular; Investigação em Educação; Ensino Superior.

Actualmente exerce actividade docente universitária.

Díli, 14 de Julho de 2018

Anúncios

One thought on “Sobre mim

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s